Mais um artigo sobre argolas!

Contribuição da Maristela da BsB Slings!

Atenção Consumidor! Segurança das argolas

Saiba aqui as diferenças entre plástico, acrílico e nylon, ferro, inox e alumínio!

ARGOLAS DE ACRÍLICO:

USO: para slings de brinquedo, apenas para carregar bonecas, têm apenas uma vantagem: são bonitas e fáceis de encontrar em papelarias e armarinhos.

DESVANTAGENS: todas! Extremamente frágeis e quebráveis.
O que é acrílico? é um material termopástico rígido e transparente; também conhecido como “vidro acrílico”. É menos denso que o vidro (mais leve) e tem maior ponto de impacto que ele. Ou seja, quebra em pedaços grandes e não em pequenos estilhaços.

CONSIDERAÇÕES: Só de ser um material comparado ao vidro, mesmo sendo um plástico não precisa dizer mais nada. IMPRÓPRIO PARA SLINGS!

ARGOLAS DE MADEIRA:

VANTAGENS: Para slings de brinquedo, para carregar bonecas, podem ser uma boa opção de acessibilidade, pois podem ser facilmente encontradas em lojas de cortinas, artigos de artesanato, armarinhos em geral.

DESVANTAGENS: Todas! Frágeis e perigosas. Até para slings de brinquedo são ruins, pois em contato com água apodrecem e atraem microorganismos.

CONSIDERAÇÕES: difícil imaginar o que passa pela cabeça de quem fabrica slings com argolas de madeira. O sling será lavado inúmeras vezes, as argolas não saem do sling e vão junto com o tecido para a água. Muitas vezes!!!! Irão enfraquecer, acumular micróbios, mofar. Péssimas!!!!

ARGOLAS DE FERRO:

VANTAGEM: resistência.

DESVANTAGENS: Oxidam, ou seja, enferrujam. Pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Muitas argolas aparentemente adequadas, e até bonitas, são na verdade, feitas de ferro. São geralmente revestidas por uma camada de níquel, zinco ou cromo, que são metais pesados, tóxicos, mas que dão a aparência brilhante e bonita à argola. Com impactos, esta camada geralmente solta-se da argola, descascando. O lugar onde descasca fica desprotegido e enferruja em contato com a água. Uma dica para saber se a argola é feita de ferro é aproximá-la de um ímã. Se o ímã gruda, a argola pode ser linda, mas é de ferro e desaconselhamos o uso.


ARGOLAS DE AÇO INOX COM EMENDAS

VANTAGENS: resistentes, se de boa procedência; preço mais acessível.

DESVANTAGENS: depende da emenda. Geralmente são soldadas, e a qualidade desta solda é que vai definir se a argola é resistente. E também a maneira como foi feita a solda. São um pouco pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Fabricantes sérios e tradicionais no Brasil comercializam slings com argolas de aço inox com emendas sem problemas, pois conhecem a procedências das mesmas e preocupam-se com a qualidade do produto (afinal, têm um nome a zelar). Mesmo assim é preciso observar se as emendas são discretas, pois emendas muito grosseiras podem danificar o tecido do sling durante o ajuste e durante os movimentos naturais do uso, na parte em que estão fixas. Este dano pode oferecer riscos.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS ACHATADAS

VANTAGENS: Bonitas e resistentes.

DESVANTAGENS: Elas travam o sling com mais propriedade que as argolas cilíndricas. Travam até demais, dificultando o ajuste durante o uso. Esta dificuldade de ajuste faz com que a pessoa force mais o tecido ajustando, podendo até danificá-lo, principalmente se o uso e as tentativas de ajuste forem muito constantes.

CONSIDERAÇÕES: As argolas achatadas funcionam como fivelas, sendo mais fácil folgar o tecido durante o uso do sling do que apertá-lo. Fica difícil ter de retirar a criança do sling para realizar os ajustes, então as pessoas acabam ajustando mal o tecido, tornando o uso desconfortável e, se estiver folgado demais, a criança não fica segura. Algumas pessoas desistem de usar o sling por causa disto.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS

VANTAGENS: Muitas. Extremamente seguras. Brilhantes, realmente muito bonitas. 100% lisas, facilitam o deslize dos tecidos durante os ajustes.

DESVANTAGENS: São poucos fabricantes no Brasil que produzem estas argolas, então o acesso é bem restrito. Algumas pessoas acham pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Se o fabricante de slings que você contatou utiliza estas argolas, pode ter certeza de que se trata de um excelente produto e de que é uma pessoas realmente criteriosa com a escolha das matérias primas.

ARGOLAS DE ALUMÍNIO

VANTAGENS: geralmente são produzidas nos Estados Unidos por uma empresa que exporta estas argolas para fabricantes de slings no mundo inteiro. São feitas exclusivamente para este fim, e o fabricante dispõe de laudos técnicos atestando a resistência delas mediante testes de laboratório. São muito bonitas e possuem um brilho fosco. São leves e resistentes. Suas dimensões e características são consideradas ideais.

DESVANTAGENS: O preço. A compra é feita em dólar, e sofre as sua variações de valor. Além disto, tem os impostos e taxas alfandegárias, que são repassadas ao produto.

CONSIDERAÇÕES: São, sem dúvida, uma excelente opção e altamente recomendadas, mas muitos fabricantes buscam outras alternativas igualmente seguras visando tornar o preço do sling um pouco mais acessível.

ARGOLAS DE NYLON INJETADAS


O QUE É NYLON?
O nylon é um polímero amplamente utilizado na indústria. Com o nylon fabricam-se tecidos, linha de pesca, cordas para violão, parafusos e engrenagens para a indústria, linha para sutura em cirurgias, pois é um material extremamente resistente ao desgaste e tracionamento, além de ser inerte ao organismo (atóxico). Usado também em pára quedas, cintos de segurança, equipamentos de rapel e alpinismo. Nylon é nylon, e plástico é plástico: coisas bem distintas!

VANTAGENS: Muitas! São leves, muito resistentes, atóxicas, duráveis, laváveis, podem ser encontradas em diversas cores.

DESVANTAGENS: Fabricação restrita, preço.

CONSIDERAÇÕES: Altamente confiáveis, sejam nacionais ou importadas do mesmo fabricante de argolas de alumínio norte-americano. O nylon é injetado em formas cilíndricas e por esta razão as argolas são inteiriças.

ARGOLAS CONTRA-INDICADAS: de madeira, acrílico, de ferro niquelado, cromado ou zincado, e plástico.

ARGOLAS COM INDICAÇÃO RESTRITA: de aço inox com emendas; ou achatadas, ainda que inteiriças.

ARGOLAS ALTAMENTE RECOMENDADAS: De nylon, nacionais ou importadas; de aço inox sem soldas ou emendas (cilíndricas); de alumínio, importadas.

Lembre-se: as costuras devem ser reforçadas e bem feitas. Os tecidos devem ser resistentes, de boa procedência. Existem tecidos baratos, alguns chineses e coreanos que não recomendamos. Preferimos e utilizamos tecidos produzidos no Brasil.

Texto: Maristela Holanda, para BsB Slings.
Fonte: http://www.bsbslings.blogspot.com

Sobre Marilia Mercer

Esposa e mãe em primeiro lugar. Slinguista por vocação e opção! Consultora de Babywearing.

Publicado em setembro 14, 2009, em Argolas impróprias, Costura e acabamento, Segurança, Tecidos impróprios e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Sou a favor de divulgar todas as argolas, panos IMPRÓPRIOS para sling!
    Gostaria de saber como faço para apoiar a Causa!
    Pois tenho uma confecção de sling (comecei a pouco) e corri muito atras de qualidade de argolas e costuras!!

    É revoltante entrar na net por aí e ver que existem tipos de slings com argolas de plástico!

    Desde já agradeço!

    abraços de carinho e admiração

    Ana

  2. Ah!

    Minha pequena empresa fica em Barretos!

    também sou mae de 2 princesinhas!!

    uma com 7 anos..e a segundinha com 3 meses!

    beijinhos!

  3. Excelentes as informações contidas nesse site!

    Sou fabricantes de slings e apoio a causa !!!

    Tenho visto muitos absurdos por aí, gente que fabrica sling e parece não se preocupar nada com a segurança dos bebês. Argolas de plástico, madeira, argolas de cortina entre outras coisas.
    Derrubar o preço derrubando a qualidade e colocar em risco a vida dos bebês não é nada honesto. Espero que esse site sirva de alerta e que ajude a tirar do mercado empresas que não se preocupam com qualidade e segurança.
    Minha esperança é que em breve, sejamcriadas normas para a fabricação de slings, assim poderemos certificar nossos produtos.

    Tenho dois bebês e só vendo aquilo que compraria para colocar meus pequenos príncipes!!!

    Um grande abraço a todas !!

  4. Gislaine Rodrigues

    Olá!!
    Adorei esse site e as informações nele contidas são de extrema importância para alertar às pessoas que se seduzem com a moda e esquecem da segurança indispensável pro bebê!

    Poderia informar se possível, o nome do fabricante das argolas apropriadas – nylon, que vc recomenda?
    Site, telefone, endereço…

    Agradeço imensamente!

    Sou de Salvador/BA
    Gislaine

  5. Ola,
    li o artigo sobre as argolas e sobre as costuras e fiquei um pouco preocupada… Tenho um sling que gosto muito mas depois de ler o artigo percebi que as argolas são de ferro com emenda (soldadas) e a costura é dupla… A solda me parece muito boa e a argola desliza suavemente pelo tecido, mas como tenho um bebe chumbinho (4 meses e mais de 9 quilos, rsrs) fiquei preocupada… Alguém sabe me dizer se é possível trocar as argolas?? Alguém que fabrica slings em Sampa se habilita a me fazer esta gentileza???
    Obrigada..
    um abraço a todas e parabens pela iniciativa!!
    Fernanda

  6. Olá, estou com a mesma dúvida da Fernanda…tenho um sling e após ler a matéria percebi o caso das argolas soldadas….teria como trocar as argolas??? fiquei preocupada agora….

    aguardo contato!
    obrigada
    Patrícia

  7. Olá! Estou com uma tremenda duvida…Comprei meu sling há mais ou menos um mes atras, porém só depois começei a pesquisar a respeito dele. Eu comprei no site da Bebe Casulo. Inclusive, veio junto um laudo técnico do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP, que as argolas são de aço niquelado e resistem até duas toneladas! Aparentemente ele tem um bom acabamento, mas as argolas tem emendas. Elas até que são discretas, mas existem. Será que posso continuar usando? Obrigada pelas informações, o site é muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: