Mais uma vez as argolas!

Mais uma vez as argolas… ATENÇÃO!! Agosto 23, 2009

Gente.. não sei o que ocorre com as pessoas que resolvem fabricar slings.. não sei mesmo. No início, quando via slings com argolas impróprias, eu pensava ser inocência da pessoa, e falta de artigos em português sobre a segurança na confecção de um sling. Hoje, já não penso assim, pois eu e outros fabricantes temos disponibilizado muito material, textos, falando sobre a segurança, principalmente das argolas do Ring Sling.. só não acha quem não tem a mínima preocupação de procurar, sinceramente.

Todos os dias vejo pessoas usando carrregadores com argolas impróprias, desde fivelas de cinto, até argolas de bolsa, argolas de cortina etc.. Assim não dá! Ninguém pensa em um bebê? Ninguém se pergunta o que ocorre se um bebê cai de um sling por conta de argolas que quebram, que rasgam o tecido?? Se as pessoas não se preocupam, vou “mandar a real”:

Um bebê que cai assim de um sling  pode sofrer desde machucadinhos leves até a morte. M-O-R-T-E. Dependendo da idade do bebê e da forma e local em que ele caia.

Você pode pensar que estou fazendo propaganda negativa do sling, mas não, não estou. Eu como fabricante de sling tenho que ter a responsabilidade de vender um produto SEGURO. Não tenho medo de perder clientes, desde que os bebês não estejam correndo riscos.

O que motivou este post, foi mais um sling com argolas impróprias que chegou em minhas mãos. Mas este me causou revolta maior, pois foram comprados numa feira de gestantes aqui no Rio de Janeiro, para uma família onde quase todos são deficientes visuais.  Isso é inaceitável pra mim.. Fotografei pra poderem observar tamanha irresponsabilidade de quem fabrica:

Argolas Abertas, IMPRÓPRIAS para sling.Argolas Abertas, IMPRÓPRIAS para sling.

Reparem na abertura destas argolas.

Além de nitidamente não suportarem o peso necessário para trazer segurança no uso, são abertas, podendo, depois de certo tempo, abrir mais e o tecido passar por elas sem que o usuário perceba.

Além disso, elas têm pontas CORTANTES, que machucam ao passar a mão.

ABSURDO!! ABSURDO!! ABSURDO!!

Mas tem mais foto, pra vocês terem uma melhor noção..

Close das argolas.Close das argolas.

Bem, ao lado direito temos outro detalhe das argolas, e, percebe-se que não existe nem uma tentativa de solda para fechar a abertura. Isso me lembra de outro alerta: NÃO PODE ARGOLAS SOLDADA, ou com outro tipo de emenda! Mesmo que sejam soldas fortes e bem feitas!!! Já tivemos casos (eu conheço 2 casos pessoalmente e outros eu já ouvi relatos) de argolas “seguras” com emendas fortes em que a emenda causou um desgaste no tecido interno formando um buraco, que, se não tivesse sido visto à tempo poderia causar ACIDENTE SÉRIO!

Então, fiquem atentos: não pode argolas abertas, soldadas, ou emendadas. Mas tem mais detalhes que me chamaram atenção, vejam mais adiante.

Detalhe da costura única.Detalhe da costura única.

Fugindo um pouquinho de falar diretamente das argolas, preciso atentar à um detalhe que comecei a ver com frequência: Costura única.

Reparem que a costura que fixa as argolas, é única, reta, direta formando um “U”, com uma outra costura reta no meio pra dar um “reforço”. O que posso dizer é que esta costura não serve de NADA! Não precisa nem ser expert em costura pra perceber que se uma ponta desta costura se solta (o q é comum em qualquer costura), TODO O RESTO se soltará.. e a costura de “reforço” de certo não aguentará o peso de um bebê.

Acreditem, já vi uma costura reta ÚNICA formando um “Z” para fixar as argolas.

Detalhe da costura, Mania de Sling by Dida.Detalhe da costura, Mania de Sling by Dida.

Agora, preciso explicar como devem ser feitas as costuras SEGURAS, que, não precisam necessariamente iguais às minhas.

É imprescindível que sejam pelo menos TRÊS costuras (a foto ao lado possui 4 costuras). Estas costuras NÃO PRECISAM ser bordadas como as minhas, embora um costura bordada ofereça maior resitência, as retas podem ser tão seguras quanto as bordadas, desde que sejam reforçadas em cada extremidade. Vejam, é importante que sejam costura individuais, assim, caso uma se rompa ou desgaste, tem outras 2 ou 3 para reforçar.

O que isso tem a ver com argolas? Se estas costuras soltarem, as argolas soltam e o bebê cai. Simples, infelizmente.

Agora vou terminar com um resuminho dos detalhes que podem e que não podem, ok?!

NÃO PODE:

– Argolas, abertas, com emendas, com soldas (mesmo soldas bem acabadas), ocas, de metal banhado, de madeira, de plástico, de PVC, etc..

– Costura única, reta e direta para fixar as argolas.

PODE:

– Argolas de alumínio (próprias), de nylon injetado, de inox… Todas SEM emendas.

– Costuras individuais, bordadas ou retas, tendo pelo menos 3 costuras reforçadas nas bordas.

Espero que tantos avisos comecem a surtir efeito e os fabricantes comecem a zelar pela segurança de nossos bebês..

Mais um post sobre argolas, o sling é um acessório seguro, desde que feito com responsabilidade!!!

Até mais!

Sobre Marilia Mercer

Esposa e mãe em primeiro lugar. Slinguista por vocação e opção! Consultora de Babywearing.

Publicado em agosto 30, 2009, em Argolas impróprias, Costura e acabamento, Segurança. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Oie!
    Sou deficiente visual e meu esposo também. Uso sling desde que meu primeiro filho tinha nove meses, o que nos dá mais de um ano. E, por favor, me perdoem, mas foi ingenuidade dos usuários cegos também. Quero dizer, quando nós vamos adquirir um produto, a primeira coisa que fazemos é tatear… E muito!!! E pelo que você diz no seu texto, a questão da segurança, se me permite a imagem, salta ao tato!!!!
    Infelizmente moro em uma cidade na qual sou a única usuária de sling e todos que adquiri foram através da Internet. O jeito então é pesquisar… E muito!!! Perguntar, informar-se, questionar e “passar a mão” de outro modo.

    Beijão,

    Jobis, ampla admiradora dos slings de argola

    • Marilia Carolina Bittencourt Mercer

      Olá Jobis!

      Se há ingenuidade por parte do consumidor (não apenas os deficinentes visuais), sobra safadeza (com o perdão da palavra) da parte de alguns fabricantes. Aqui no nosso blog temos alguns links de onde comprar seu sling com segurança. Pode divulgar para outras pessoas da sua cidade! Obrigada pelo comentário!

      Marilia Mercer

  2. Marilia este seu espaço é maravilhoso, para quem usar e para quem quer fazer um baby sling. Vou reler e reler todos os seus ensinamentos e me orientar por eles. Vc dá consultoria pessoal ou aulas para a montagem de um babysling? Generosidade por disponibilizar seu conhecimento. Parabéns! Ivete

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: